sábado, 22 de junho de 2013

Clipping: Tudo bonito. Mas só teoria...


(de 17 a 22/jun)
Usar a internet, animações em 3D, aplicativos variados... Deve ser cada vez mais o cotidiano da sala de aula. Aliás, dispositivos móveis devem até sair da sala de aula, ir para casa, para as lições de casa, para uso das famílias.
Tudo muito bonito... mas ainda no papel, em muitos casos. Afinal falta capacitação e os professores não sabem usar o que podem nem na aula! Lamentável.
No EAD, estuda-se a Universidade Federal a Distância! Vai dar o que falar... E as instutições em geral não perdem tempo e aperfeiçoam-se cada vez mais.
Boa leitura!

  • Veja como tornar sua pesquisa na internet mais eficaz
    Apesar de acostumados com o universo virtual, muitos estudantes ainda possuem dificuldades para fazer pesquisas escolares na internet. O grande problema é que nem sempre o material encontrado contém informações reais para o trabalho final, como é o caso da famosa enciclopédia virtual livre Wikipédia, famosa por possibilitar que qualquer pessoa edite seu conteúdo.
    Uol

  • Médicos britânicos desenvolvem animações gigantes para aulas
    Criadores do projeto afirmam que 3D é melhor para palestras do que slides 2D
    Dois médicos britânicos criaram um sistema que usa uma animação em 3D gigante para ajudar estudantes de medicina a compreender melhor o assunto das aulas.
    BC Brasil

  • Positivo lança aplicativos para alunos do Ensino Fundamental e Médio
    A Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática lançou uma biblioteca de aplicativos para alunos do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo, de acordo com a empresa, é ajudar alunos e educadores a usarem a tecnologia a favor da educação.
    IDG Now

  • Um aplicativo que transforma a leitura digital em uma atividade social
    (...) Isso não é o que acontece no Dotdotdot, novo aplicativo para iOS. Ao invés de duplicar a experiência de ler um livro em uma tela, o app está unindo a conectividade do compartilhamento social para todos os tipos de leitura digital – e-books, textos salvos da web, blogs, revistas digitais, etc. Enquanto isso soa como uma experiência complicada e mais distraída ainda, o sistema está organizando e tentando melhorar o que a leitura online já é.
    Brasil que lê

  • Entrevista: “É preciso ‘desescolarizar’ dispositivos móveis”
    As escolas públicas brasileiras estão cada vez mais tendo que lidar com tecnologias em sala de aula. A bola da vez é a entrega de tablets a professores. A previsão, segundo o MEC, é que a maior parte dos aparelhos produzidos após a licitação, cerca de 650 mil, seja direcionada a professores ainda neste ano. Somente no fim do mês passado, foram entregues aos educadores do Paraná 32 mil aparelhos; no Distrito Federal foram distribuídas três mil unidades. Com mais esta tecnologia no contexto da escola, que chega depois dos laptops do programa UCA (Um Computador por Aluno), uma das perguntas que se faz é: o que a escola, os alunos e a sociedade podem ganhar com isso?
    Porvir

  • Falta capacitação a professores para usar o software livre nas escolas
    Especialistas afirmam que os professores precisam aprender a usar o software livre como uma ferramenta pedagócia
    Vai além da infraestrutura o avanço das escolas públicas brasileiras na área da tecnologia. Às vésperas da 14ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL), que ocorrerá entre 3 e 6 de julho, em Porto Alegre (RS), o Grupo de Trabalho (GT) focado em educação chama a atenção para a falta de capacitação dos professores.
    Terra

    EAD

  • Ministério vai propor criação de universidade federal a distância
    O ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou ontem que a pasta deve enviar ao Congresso Nacional projeto de lei para criação da primeira universidade federal de educação a distância.
    Folha de São Paulo

  • Instituições aperfeiçoam as alternativas on-line
    (...) O que antes era visto como uma alternativa de segunda linha - mais fácil e barata que a presencial - ganhou importância e investimentos das principais escolas de negócios no Brasil.
    Como resultado, começam a cair por terra as diferenças até então existentes entre material didático, corpo docente e suporte técnico empregados nas duas modalidades de ensino.
    Valor Econômico