sábado, 1 de junho de 2013

Clipping: Revolução na sala de aula!


(de 26/mai a 01/jun)
A tecnologia está revolucionando a escola - hoje e no futuro próximo. É uma transformação nas formas de ensinar e aprender. Robôs, e-books com 3D, 3D em qualquer sala de aula, sites, aplicativos para smartphones e tablets. E REA (Recursos Educacionais Abertos) cada vez mais forte!
Tudo acontece, mas não sem questionamentos: qual o limite da tecnologia? Tecnologia na educação ou Educação com tecnologias?
No EAD a explosão está prevista para breve, pois torna o aprendizado mais eficiente - tanto que universidades continuam investindo em MOOC.
Boa leitura!

  • A escola de 2014, 2016 e 2018
    Jogos, conteúdos colaborativos e aplicativos para celulares estão revolucionando as salas de aula no Brasil, onde 72% dos estudantes já têm acesso à internet. Saiba como a tecnologia vai transformar o modo de ensinar e aprender nos próximos anos
    IstoÉ

  • Entrevista: Uma transformação nas formas de ensinar e aprender
    (...) Mas, de que forma a educação a distância pode impactar no processo de ensino? Esta metodologia já vem promovendo mudanças na forma de os alunos aprenderem? Para a educadora Mary Rangel, que é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), isto já vem acontecendo e a tendência é que este processo seja intensificado no curto e no médio prazos.
    Folha Dirigida

  • Pesquisadores da UFRN querem usar robôs de R$ 40 para educar crianças
    Pesquisadores do laboratório NatalNet, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criaram um protótipo de robô para auxiliar crianças a aprender disciplinas como português, matemática e geografia que pode ser construído com R$ 40. O N-Bot, como é chamado, pode ser operado a partir de qualquer aparelho eletrônico que emita sons, como celular, MP3 ou computador. A intenção dos pesquisadores é disseminar o uso do protótipo em aulas nas escolas públicas do estado. Instituições de ensino da África já possuem manuais de montagem do robô educacional feitos para crianças.
    G1

  • EvoBooks cria livros didáticos interativos com tecnologia 3D
    Aplicativos permitem fazer experiências de química e física em laboratórios virtuais e observar como corpo humano funcionando
    A EvoBooks desenvolve aplicativos com conteúdos em 3D que se adéquam ao currículo do Ensino Básico e complementam os materiais didáticos tradicionais. Eles permitem, por exemplo, fazer experiências de química e física em laboratórios virtuais tridimensionais e observar como o corpo humano funciona por dentro. O ano de 2012 foi dedicado a pesquisa e desenvolvimento. Hoje a empresa tem um time de 22 pessoas, incluindo desenvolvedores e professores para dar vida aos produtos.
    PEGN

  • Empresa lança unidade móvel para levar tecnologia 3D às salas de aula
    (...) Uma das novidades apresentadas foi a Unidade Móvel XDS, desenvolvida pela empresa para atender a necessidade de escolas que desejam implementar a tecnologia 3D com maior mobilidade. A estação inclui, em um único gabinete, computador, projetor e kit de óculos 3D, sistema de som e o software Eureka.in - Objetos de Aprendizagem 3D e Módulo 3D Estereoscópico.
    IDG Now

  • Sem Sair de Casa: Sites auxiliam preparação para vestibular
    (...) A web se consolidou como uma nova forma de adquirir conhecimentos e complementar os estudos em determinadas áreas. No caso dos estudantes que estão concluindo o ensino médio, ela pode se transformar em uma grande aliada na preparação para a nova fase de estudos.
    A Tarde

  • Aplicativo para celular e tablet testa alunos para o Enem e vestibulares
    (...) A ferramenta, disponível gratuitamente para smartphones e tablets, é um jogo interativo, que apresenta um quiz de perguntas e respostas – são quase 10 mil questões baseadas no conteúdo das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e dos principais vestibulares do país.
    Uol

  • Recursos Educacionais Abertos: pelo livre acesso ao conhecimento
    (...) É um movimento emergente da educação, alavancado pela Internet, e que tem como marcas a colaboração e a interatividade. Ele surge pela premissa de que todos devem ter a liberdade de usar, personalizar, melhorar e redistribuir recursos educacionais, sem restrições. Os benefícios são inúmeros. O maior deles, de acordo com a pesquisadora em recursos e práticas educacionais abertas Andreia Inamorato, é o livre acesso ao conhecimento.
    Escola Pública

  • Crianças tecnológicas: qual o limite?
    Não há como negar que estamos vivendo na era digital e as crianças têm grande facilidade para usarem aparelhos tecnológicos. Videogames, iPads, tablets e celulares fazem parte do cotidiano delas. Segundo Teresa Ruas, especializada em desenvolvimento infantil, "negar o convívio e o aprendizado das crianças com os atuais recursos tecnológicos, como os tablets e outros eletrônicos, não é aconselhado. Saber lidar com computadores, jogos digitais em tablets e/ou outros recursos tecnológicos faz parte do rol de habilidades e competências que a criança contemporânea deve desenvolver". Mas qual é o limite entre o exagero e o saudável nesse caso?
    Yahoo

  • Artigo: Tecnologias na Educação ou Educação com Tecnologias?
    Fernanda Gomes da Silva Tardin
    Muitas vezes ouvimos falar sobre os investimentos que são feitos em equipamentos tecnológicos para as escolas, professores e alunos, como se esses recursos pudessem ser capazes de promover mudanças na Educação. Geralmente, primeiro pensam e providenciam os equipamentos (Hardware), para em segundo plano pensarem na metodologia que será aplicada ao utilizá-los (Software). Como sabemos o hardware sem o software não é eficiente, da mesma forma que um excelente equipamento utilizado de maneira inadequada pelo profissional também não será eficiente e não trará nenhum avanço a Educação.
    Instituto Claro

    EAD

  • Brasil está perto de explosão no ensino online, avalia pesquisador
    Para Matt Small, as instituições brasileiras estão cada vez mais conscientes de que o ensino a distância é essencial para o sucesso educacional
    O Brasil vive o começo de uma explosão no ensino a distância. Essa foi a conclusão que Matt Small tirou da sua visita ao Brasil, no início de maio; ele é presidente da divisão internacional da Blackboard, empresa de tecnologia para a educação. “Tenho passado muito tempo pesquisando. Visitei universidades, parceiros e educadores brasileiros, e percebi que é um momento muito emocionante para o aprendizado online”, garantiu
    Terra

  • Ensino a distância torna aprendizado mais eficiente, salienta Christophe Peron
    (...) Christophe Peron, diretor das operações na América do Norte para a CrossKnowledge, empresa baseada em Nova York e especializada no aprendizado online, destacou a importância do ensino a distância nas mudanças educacionais. “Daqui a dez nossos filhos não sentarão mais oito horas por dia numa sala de aula, mas passarão mais tempo aprendendo online, otimizando o tempo e melhorando o aprendizado”, profetizou o fundador da empresa que hoje conta com mais de três milhões de usuários.
    Gazeta do Povo

  • Universidades lançam cursos gratuitos on-line
    Na esteira de universidades internacionais renomadas, como Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT), instituições brasileiras de ensino superior têm apostado no desenvolvimento de plataformas de cursos gratuitos on-line, abertos ao público, os chamados Moocs (Massive On-line Open Courses). Embora universidades como USP, Unesp e Unicamp estejam lançando seus programas sem grande alarde desde meados do ano passado, a expectativa é que eles atinjam um público cada vez maior - e globalizado. Mesmo que as iniciativas sejam recentes, os coordenadores dos cursos vislumbram utilizar os Moocs como ferramenta para internacionalizar as faculdades brasileiras.
    Valor Econômico