sábado, 4 de maio de 2013

Clipping: Aos poucos, a tecnologia chega na sala de aula!


(de 28/abr a 04/mai)
Aos poucos a tecnologia entre em sala de aula. Já aparece o mercado de programa didático 3D. O livro eletrônico começa a ser mais que um 'pdf' do livro tradicional.
A escola também está mudando. Abril Educação ensina por celular. Crowdlearning está crescendo. Já ouviu falar? E Coursera cria seção para formação de professores - a nova formação necessária.
Essas e outras abaixo. Confira!

  • Tecnologia na educação cria mercado brasileiro de programa didático 3D
    A chegada de tablets às escolas públicas de ensino médio no próximo semestre e a introdução de tecnologia de ponta e lousas digitais em escolas particulares de todo o Brasil estão abrindo espaço à criação de conteúdos curriculares 3D.
    Mais do que simplesmente digitalizar um livro, o Brasil agora precisa de editoras digitais que ofereçam um conteúdo curricular interativo, conta Carlos Grieco, um dos fundadores da EvoBooks, que produz "livros 3D".
    R7

  • Livro eletrônico poderá avisar professor quando o aluno não estuda
    (...) Para resolver o problema dos novos tempos professores da escola de negócios da Texas A&M criaram um livro eletrônico capaz de descobrir se os estudantes estão mesmo lendo as lições de casa.
    "É uma espécie de Big Brother, mas com boas intenções", diz Tracy Hurley, diretor da escola. O livro percebe quando os estudantes pulam páginas, deixam de ler ou sublinhar trechos importantes ou mesmo quando simplesmente deixam de abrir o livro.
    O Estado de São Paulo

  • Plataforma abriga cursos criativos para unir pessoas
    De um lado, alguém com um talento a fim de compartilhá-lo, do outro, uma pessoa interessada em aprender. Essa é a linha que tece o surgimento de plataformas de ensino colaborativo – conhecidas também como de crowdlearning – que têm o propósito de servir como ponte para conectar professores e alunos. Por aqui, já mostramos algumas dessas iniciativas, como o Nós.vc e o Cinese.me, que propõe financiamento coletivo de aulas. A lista vem engrossando com a chegada de novos ambientes on-line, como o EmTurma, criado por jovens de São Paulo, e a Iscola.cc, plataforma 100% livre, lançada no último mês pela Perestroika, escola de atividades criativas, em parceria com a empresa de comunicação W3Haus.
    Porvir

  • Coursera cria seção só para formação de professores
    Tablet na sala de aula, cursos on-line gratuitos, arquivos na nuvem, redes sociais. Em meio a tantas inovações, muitos educacores devem se sentir meio confusos de por onde começar. Para ajudá-los a lidar com a chegada dessas novidades, o Coursera vai oferecer, a partir de julho, uma nova categoria de cursos gratuitos para formação de professores do ensino fundamental e médio.
    Porvir

  • Robô feito por estudantes brasileiros é campeão mundial de dança
    O robô foi aos Estados Unidos representar o Brasil no maior campeonato de robótica do mundo e encheu de medalhas os estudantes da PUC-Rio que o programaram.
    JN

    EAD

  • Plataforma de cursos via celular Abril Educação
    A plataforma de cursos da Abril que funciona por meio do celular é uma novidade na área da educação que conta com informações da Editora.
    A empresa do Grupo Abril que atua na área da educação (Abril Educação), que faz parte a Editora Abril, lançou na última terça-feira, 13 de março a Edumobi, plataforma que distribui cursos por meio de celular.
    R7

  • UnB forma 100 alunos em cursos de licenciatura à distância no Acre
    A Universidade de Brasília formou na semana passada 100 alunos em cursos de licenciatura à distância no Acre. As graduações, em artes visuais, música e teatro, foram desenvolvidas pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil. É o segundo ano do projeto, feito em parceria com o governo local.
    G1