sábado, 20 de abril de 2013

Clipping: Wikis, Games, Mooc, ... A nova educação!


(de 15 a 20/abr)
Wikis e games não são só brincadeira: ensinam, inclusive educação no trânsito.
Enquanto isso, na internet, professor tem curso de formação e capacitação em Stem; dados educacionais estão à disposição de todos.
E o EAD continua crescendo, de graça e cada vez mais refinado. Aliás, já há como corrigir redação e evitar cola online!
Boa leitura!

  • Wikis e games ganham status de laboratório
    (...) Para criar desafios com tal potencial de colaboração com a ciência, uma equipe multidisciplinar, que envolve cientistas da computação, engenheiros e bioquímicos e soma nove pessoas trabalha incansavelmente sobre um jogo de…quebra-cabeça (assista vídeo Fold It abaixo)! O pesquisador de pós-doutorado do Departamento de Bioquímica da Universidade de Washington Firas Khatib é uma delas e conta ao Porvir que mesmo depois de quatro anos de Fold It ainda surgem dilemas sobre até onde ir com a dinâmica de jogo
    Porvir

  • Game ensina educação no trânsito para jovens
    (...) O Vrum, que é direcionado a estudantes do 6o ao 9o ano, tem o intuito de ensinar aos jovens, desde cedo, a serem mais responsáveis no trânsito. A proposta é levá-los a conhecer melhor a sinalização, as questões que envolvem a segurança dos motoristas e dos pedestres, os órgãos e entidade do trânsito. E ainda, os prepara melhor para as etapas de obtenção da carteira de habilitação, simulando exames como o psicotécnico e até exercícios de baliza.
    Porvir

  • USP estuda curso de formação de professores a distância
    A Universidade de São Paulo (USP) deve recorrer ao ensino a distância para ampliar a oferta de cursos de formação de professores. A instituição planeja lançar licenciaturas na modalidade semipresencial nas áreas de física, química, biologia e matemática, em parceria com a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Juntas, USP e Univesp já mantêm uma licenciatura em ciências, cuja primeira turma se forma em 2014.
    Veja Online

  • HP lança site para capacitar professor em Stem
    Professor, essa é para você. Já pensou em ensinar seus alunos a criar aplicativos que resolvam problemas da vida real? Já quis saber melhor como funcionam avaliações formativas via portfólios digitais? E desenvolver games relacionados ao currículo? Esses e outra dezena de cursos (confira a lista) estarão disponíveis gratuitamente na HP Catalyst Academy, voltada para a capacitação de professores na área de Stem – sigla que, em inglês, significa ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O site foi lançado hoje durante o Sinted, evento internacional que ocorre em São Paulo e reúne o setor de tecnologias educacionais.
    Porvir

  • Em 36 horas, dados educacionais viram ferramenta, aplicativo de celular e mapa
    Centenas de tabelas com números e comentários da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) normalmente difíceis de serem compreendidas ficaram menos chatas e mais acessíveis depois desse fim de semana. Após uma maratona em Brasília de 36 horas, dados foram transformados em um mapa de escolas no caminho de casa para o trabalho, dois aplicativos para celular sobre estatísticas da educação e uma ferramenta para criar um índice de qualidade de escolas.
    iG

  • Software corrige redações
    Críticos dizem que correção artificial não tem qualidade
    (...) EdX, uma empresa sem fins lucrativos fundada pela Universidade Harvard e pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para oferecer cursos on-line, lançou esse sistema e vai disponibilizar seu software automatizado de graça na internet para qualquer instituição que queira usá-lo.
    O software utiliza inteligência artificial para avaliar as redações e respostas curtas por escrito, liberando os professores para outras tarefas.
    Folha de São Paulo

    EAD

  • Startup nascida em Stanford refina modelo de Mooc
    Ainda sob o frenesi causado, no ano passado, pela popularização dos Moocs, os cursos on-line, gratuitos, voltados a grandes públicos e ministrados por universidades de ponta, agora é a vez de empreendedores se preocuparem não mais com a abrangência, mas com a profundidade dessas iniciativas. Por isso, o professor Amin Saberi e sua aluna Farnaz Ronaghi desenvolveram uma plataforma para oferta de cursos baseados no aprendizado entre pares, com avaliações que extrapolam a lógica dos exercícios de resposta imediata – tudo isso a partir da capacitação dos próprios alunos para corrigirem as tarefas dos colegas. A startup NovoEd foi oficialmente lançada nesta semana nos EUA, mas já tem um portfólio com cursos que vão de criatividade a finanças dados por professores de renome. Uma nova leva de opções começa a ser oferecida na semana que vem.
    Porvir

  • Cursos de Stanford de graça na internet
    Cansado de ver os cursos da prestigiada Universidade de Stanford limitados a uma parcela pequena de alunos privilegiados, o professor do Instituto de Computação e Engenharia da Universidade, Amin Saberi, criou um projeto para levar as aulas da instituição para a internet gratuitamente. Na segunda-feira, 15, ele lançou a NovoEd, startup desenvolvida em parceria com sua aluna de PhD Farnaz Ronaghi.
    O Estado de São Paulo

  • Mooc ensina língua portuguesa a grandes públicos
    (...) Neste ano, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) organizou o Mooc Língua Portuguesa, que tem como objetivo oferecer um programa de nivelamento de conhecimento de português voltado aos estudantes do ensino superior.
    Mas acontece que, diferente do esperado, o curso – coordenado pelo professor e pesquisador João Mattar e pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais da PUC-SP – tem atingido públicos diferentes. “A maior parte dos matriculados nem é aluno de universidade. Muitos professores se inscreveram, não só de português, mas de outras disciplinas, pessoas que trabalham com tecnologia e educação à distância”, explica Mattar. Para ele, essa procura diversificada se dá também pelo fato de que muitas pessoas no Brasil estão interessadas em compreender a dinâmica dos Moocs e em explorar plataformas virtuais de aprendizagem.
    Porvir

  • Empresas evitam cola em exames on-line
    Estudantes são monitorados por bedéis remotos
    (...) A questão da "cola" on-line preocupa muitos educadores, especialmente porque um número crescente de estudantes faz cursos à distância para ter créditos na faculdade. Cinco cursos do Coursera, um grande fornecedor de educação remota, já oferecem a possibilidade de crédito, e muitos outros são esperados.
    Folha de São Paulo