sábado, 27 de abril de 2013

Clipping: Internet e Escola devem se dar as mãos!


(de 20 a 27/abr)
O desenvolvimento das telecomunicações vai impactar na educação - incluindo a computação na nuvem. Internet e escola devem se dar as mãos! A partir de exemplos como os EUA, onde 53% das escolas já trabalham com tablets.
O uso da tecnologia não se dará por falta de instrumentos. Plataformas, auditório 4D, livros digitais, cadernos virtuais... São tecnologias que ajudam também na inclusão.
Enquanto isso público de EAD cresce. E cresce também o estudo de como fazer um EAD cada vez melhor.
Boa leitura!

  • ‘Computação na nuvem é próxima tendência no Brasil’
    As cidades que vão cediar jogos da Copa do Mundo têm vivido dias de obras. Mas, muito além das estruturas de concreto e das mudanças viárias, outro legado trazido pelos grandes eventros esportivos que o Brasil cediará nos próximos anos vai impactar a educação do país: o desenvolvimento das telecomunicações. E, com ele, a computação na nuvem. É o que defende Larry Johnson, CEO do New Media Consortium, entidade que reúne especialistas em edtech, e fundador do Horizon Report, relatório internacional sobre tecnologias emergentes que, desde 2012, passou a ter uma edição específica para o Brasil.
    Porvir

  • Entrevista: Internet e escola de mãos dadas
    (...) A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, assim como na educação. Antes de isso tudo tornar-se tão evidente, o filósofo francês Pierre Lévy já defendia a teoria da inteligência coletiva e da cibercultura. Para ele, estamos vivendo o início de uma transformação cultural, em que a forma de construir o conhecimento é colaborativa. Lévy explica que os educadores precisam mergulhar na cultura digital, para compreender o universo dos estudantes. Além disso, ele salienta que os professores devem usar as ferramentas virtuais em benefício da educação, explorando suas singularidades e dando mais espaço para que os estudantes participem mais ativamente do processo de ensino-aprendizagem.
    Gestão Educacional

  • Maioria das escolas dos EUA usam tablets
    Um levantamento encomendado pela Dell e Intel, destacou que mais da metade (53%) das instituições de ensino norte-americanas já utilizam tablets como ferramenta de ensino.
    Além disso, a pesquisa, que foi feita pela consultoria Harris Interactive em meio a 203 gestores de TI de escolas, 37% deles avaliam a possibilidade de utilizar este tipo de equipamento em suas atividades educacionais.
    Baguete

  • Plataforma foca no aprendizado em rede
    Uma aluna do 9o ano diz que é péssima em história e pede ajuda. Não demora muito para que alguém da sua idade estenda a mão. Uma mulher de 40 anos pede apoio dos jovens para fazer a primeira faculdade e recebe a resposta de que basta compartilhar sua dúvida e eles vão explicar. É assim que funciona a Aprendizado Coletivo, plataforma de ensino colaborativo com foco no ensino médio que já conta com 25 mil usuários e tem mais de 1.100 videoaulas, simulados e grupos de estudo.
    Lançada em novembro de 2012, a plataforma tem uma uma versão gratuita e outra paga.
    Porvir

  • Auditório 4D vai auxiliar aprendizado de alunos em Curitiba
    Uma arena digital 4D, inaugurada na sexta-feira (19), em Curitiba, irá auxiliar o aprendizado de alunos da Educação Básica ao Ensino Superior. “É uma iniciativa do Grupo Marista de desenvolver novas tecnologias e utilizá-las para a melhoria dos processos de aprendizagem. É uma evolução dos antigos planetários. É um ambiente que permite o aluno ficar imerso dentro do conteúdo. Pode estar aprendendo sobre história e estar dentro do Coliseu. O aluno fica imerso naquela realidade”, explicou o superintendente do Grupo Marista, Marco Cândido.
    G1

  • Livros escolares digitais mensuram aproveitamento de alunos
    Vários professores da Universidade Texas A&M sabem de algo que gerações de professores só poderiam sonhar: que alunos estão lendo seus livros. Eles monitoram quando os alunos estão pulando páginas, não estão destacando passagens significativas, não estão fazendo anotações – ou se simplesmente não estão abrindo o livro.
    "É como se um Big Brother, mas com uma boa intenção", disse Tracy Hurley, reitora da escola de administração.
    iG

  • Mais que palavras e imagens
    O plano do MEC de incluir, em 2015, livros digitais como recurso didático no ensino médio leva editoras a repensarem seus produtos
    O recente anúncio do Mi­­nistério da Educação (MEC) de que incluirá livros digitais no Programa Nacional do Livro Didático voltado ao ensino médio mexeu com o mercado editorial no país, principalmente pela exigência explícita do uso de recursos que vão muito além da mera transposição de texto e imagens para uma tela de computador ou tablet. As editoras que pretendem colocar suas obras nas salas de aula da rede pública em 2015 precisam incluir uma série de ferramentas virtuais que acrescentem relevância ao produto enquanto instrumento de aprendizagem.
    Gazeta do Povo

  • Pais criam cadernos virtuais para tornar mochila de filho mais leve
    Aplicativo para iPad teve 9 mil downloads em três meses.
    (...) Disponível para download por qualquer pessoa na Apple Store desde janeiro, o Studying Pad já é o sétimo mais baixado na categoria educação na loja virtual. A versão gratuita vem com dois cadernos, mas o estudante pode comprar a extensão com pacotes de até oito cadernos.
    G1

  • Tecnologias ajudam na inclusão social de deficientes auditivos
    (...) Confira as dicas do coordenador regional de acessibilidade da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, a Feneis, e mestre em Ciência da Computação, Marcelo Amorim
    Fantástico

    EAD

  • Procura por curso a distância cresce no interior de SP
    A procura por curso superior a distância na maioria das regiões do interior de São Paulo teve um aumento expressivo entre 2010 e 2011, indica levantamento divulgado nesta quarta-feira pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado (Semesp).
    Exame

  • Testar sempre melhora aprendizado on-line
    O número de produtos educacionais disponíveis no mercado, nas institições de ensino e na web disparou nos últimos anos. Mas será que os alunos conseguem vencer as tentações do universo on-line, como redes sociais, games e sites, quando estão diante de seus computadores? No estudo “Interpolated memory tests reduce mind wandering and improve learning of online lectures” (Testes de memória intercalados reduzem divagação da mente e melhoram a aprendizagem de aulas on-line, em livre tradução), publicado neste mês na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores de Harvard mostram que sim, quase metade dos alunos perde a concentração, mas sugerem uma forma de otimizar o aprendizado em ambientes on-line: testar os alunos com frequência.
    Porvir

  • Projeto Minerva une ensino on-line e interação social
    Aprendizagem on-line tem sido vista por todos como forma de melhorar o acesso à educação. Mas agora um novo conceito surge a partir de um grupo de pessoas que apoiam a educação digital: não dá para aprender tudo on-line. O projeto Minerva é uma mistura do velho e do novo em que não há campus e os alunos fazem todos os seus cursos on-line, mas convivem em dormitórios universitários tradicionais. A ideia vem de um ex-executivo da Internet que acredita que a interação social é tão importante quanto o tipo de aprendizagem personalizado que a tecnologia promete.
    (original em inglês: Time)
    Porvir