domingo, 14 de abril de 2013

Clipping: Ensino X Tecnologia?


(de 07 a 14/abr)
O ensino precisa da tecnologia. Mas a tecnologia também precisa do ensino. E ambos estão em falta... A tecnologia mostra algumas mazelas do ensino, como exposição de alunos na web e professora de licença curtindo viagem.
Enquanto isso a plataforma adaptativa cresce, video aulas crescem e a tecnologia ajuda no desempenho dos alunos e na divulgação de dados.
Boa leitura!

  • Qualidade do ensino freia adaptação do Brasil ao mundo digital
    Fraco desempenho em ciências e matemática é barreira para País, diz Fórum Econômico Mundial
    Com um dos piores ensinos de matemática e ciências do mundo, o Brasil reduz sua capacidade de adaptação ao mundo digital. Um informe apresentado nesta quarta-feira, 10, pelo Fórum Econômico Mundial aponta que o País subiu apenas da 65.ª para a 60.ª posição entre as nações mais preparadas para aproveitar as novas tecnologias em seu crescimento.
    O Estado de São Paulo

  • Pai vai processar professora que expôs aluna na web
    A professora de história de uma escola particular de Atibaia, a 67 km de São Paulo, postou em sua página na rede social Facebook a prova de uma aluna de 12 anos com correções e comentários. Nas respostas erradas, grafadas com um grande "x", a professora escreveu: "Para de copiar as perguntas como se fosse resposta! Eu escrevi isso, você não vai me convencer!"
    iG

  • De licença médica no Diário Oficial e de férias nas redes sociais
    Uma foto na rede social Facebook deixou indignado um pai de aluna da escola de educação infantil Antonio Gonçalves Dias, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Afastada por 32 dias por motivo de doença, a professora Adriana Gonçalves Tavares aparecia em cima de um jipe ao lado do marido e o filho em uma praia.
    iG

  • Knewton chegará a 10 milhões de alunos até 2014
    (...) Com números, feitos e promessas grandiosas, a Knewton, maior plataforma de ensino adaptativo do mundo, tem lidado com um volume de dados inimaginável – mais do que o que está no Facebook, garante José Ferreira, seu fundador – para dar a alunos, professores, pais e gestores públicos um diagnóstico preciso do aprendizado de cada aluno que usar a ferramenta.
    Porvir

  • Fundação adapta plataforma e leva Khan Academy a 271 salas de aula
    Ferramenta ajuda alunos de escolas parceiras; versão com todos os recursos em português ficará pronta em 2014
    A plataforma digital de educação Khan Academy está ajudando crianças de São Paulo e do Paraná a aprender matemática. A ferramenta foi adaptada para o português pela Fundação Lemann, que a levou a 271 salas de aula de escolas públicas parceiras. A entidade capacitou os professores e monitora os resultados do uso da academia virtual criada pelo norte-americano Salman Khan.
    O Estado de São Paulo

  • Plataforma mensura desempenho de alunos com game
    (...) Passado algum tempo, percebeu que outros estudantes tinham a mesma dificuldade e, o melhor de tudo, muitos deles tinham mais facilidade de aprender por meio dos games. Foi aí que veio a ideia de criar a Zeppelin Game Studio, que une jogo educativo, dados sobre o aprendizado e desempenho de cada estudante e, claro, seu gosto por rock (o nome é inspirado na banda Led Zeppelin). “Nossa proposta é auxiliar, acrescentar e não mudar de vez. O ensino e a educação não mudam, mas a forma de aprendizado é perfeitamente mutável”, afirma André Bayma, cofundador da plataforma.
    Porvir

  • Hackers desenvolvem plataformas para ajudar a divulgar dados da Prova Brasil
    São 30 hackers, programadores e desenvolvedores reunidos em uma maratona de 36 horas para desenvolver, com a ajuda da tecnologia, formas criativas e efetivas de organizar e divulgar dados da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Eles foram selecionados para o Hackathon. O evento é uma parceria entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Fundação Lemann.
    EBC