domingo, 24 de março de 2013

Clipping: Tecnologia e educação


(de 17 a 23/mar)
Como tudo que existe, o uso da tecnologia pode ser positivo ou negativo. No lado positivo, a educação está nas nuvens e discutindo a influência de uma sobre a outra.
Plataformas, aulas inovadoras, futuro da EAD - que continua crescendo. Confira! Boa leitura!

  • Redes sociais e de alto risco
    (...) Um dos impactos mais preocupantes do uso das tecnologias da informação está relacionado à influência que ela pode ter no comportamento dos usuários, em especial de jovens e crianças. Um problema que se potencializa com o uso das redes sociais, acessadas por dispositivos móveis que, cada vez mais, dificultam o acompanhamento por parte das famílias.
    Folha Dirigida

  • O futuro da educação pode estar nas nuvens
    O termo, embora já bastante conhecido no mundo da tecnologia, começa aos poucos e timidamente a adentrar a sala de aula. O cloud computing (amigavelmente conhecido como computação em nuvens) permite que usuários da internet possam armazenar seus arquivos remotamente e compartilhá-los de qualquer lugar sem que seja necessário qualquer instalação. Na educação, a ferramenta pode servir para baratear os custos com parques de computadores em rede nas instituições de ensino, ajudar professores a planejar e organizar suas aulas ou até mesmo apoiar estudantes para que realizem trabalhos, de modo interativo – tudo de forma remota.
    Porvir

  • Evento discute influência da tecnologia na educação
    A educação está em evolução. É com este mote que a Fundação Lemann, o Inspirare e o Portal Porvir realizam no dia 4 de abril o Transformar, evento no qual especialistas do Brasil e do exterior vão discutir inovações como a personalização do ensino, o aprendizado baseado em projetos e as plataformas de cursos online gratuitos com milhares de alunos.
    O Estado de São Paulo

  • Plataforma resolve e explica livros-chave de exatas
    Boa parte dos estudantes já tiveram algum problema com matemática e física. E ao chegar na universidade, aqueles que escolheram engenharia, por exemplo, sofrem ainda mais com disciplinas como cálculo, considerada uma das mais difíceis e que mais reprova. O Responde Aí é um site que pretende salvar a vida de quem fica horas na internet buscando explicações. Em poucos meses no ar, a plataforma já disponibiliza alguns dos livros mais importantes e complexos nos cursos de exatas, com todos os exercícios corrigidos e explicados.
    Porvir

  • Empresa criada com R$ 1,5 mil fatura R$ 1 milhão com aulas inovadoras
    Em 2010, Maurício Calazans, engenheiro ambiental formado pela Universidade Federal Fluminense, tirou do bolso R$ 1,5 mil para começar sua empresa, a Neotrip, que cria plataformas inovadoras de ensino para escolas e universidades. Hoje, diz ele, a empresa fatura mais de R$ 1 milhão, e fechou um contrato com 19 universidades públicas do estado do Rio de Janeiro para oferecer conteúdo educacional atraente e inovador.
    G1

  • Encontro propõe debate sobre futuro da EaD
    Flipped classroom, Moocs, games, dispositivos móveis. A educação e a tecnologia parecem estar cada vez mais caminhando juntas. Mas professores e gestores estão preparados ou até mesmo atualizados para se apropriar dos recursos tecnológicos para melhorar o ensino? Para debater como tudo isso está virando a “sala de aula de ponta a cabeça”, acontece no dia 6 de abril, em São Paulo, a Jornada EaD e o Futuro da Arte, evento que vai reunir especialistas no uso de tecnologias na educação e em ensino à distância.
    Porvir

    EAD

  • Crescem os cursos de Pedagogia à distância
    Quase metade das matrículas de Pedagogia estão, hoje, em cursos à distância no país. De acordo com o Censo da Educação Superior 2010, o mais recente, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC (Inep), 47,87% dos estudantes cursam graduação não presencial (EAD) para se tornarem professores.
    Correio do Povo