domingo, 4 de novembro de 2012

Tecnologia e educação - clipping de 29out-02nov/2012


Já passou da hora de levar em conta a internet no cotidiano da escola. Afinal, já estamos falando da educação 3.0! Mundo em que games, skype e tablets tem sua contribuição a dar...
Em EAD, continua a proliferação de videoaulas, e cursos online também pipocam - inclusive para alunos de baixa renda.
Boa leitura. Boa semana!

  • Currículo escolar deve levar em conta internet, sugere estudo
    Pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) constatou que, apesar do crescimento do uso da internet pelos jovens, a educação pública não acompanhou esta evolução. "Com tantas mudanças no mundo, o currículo das escolas não se alterou", afirma a professora Juliana Santos Albach, autora do estudo. Ela entrevistou alunos do último ano do ensino fundamental de uma escola em São Paulo para chegar às conclusões do trabalho.
    Terra

  • Educação 3.0: sala de aula X ambiente de trabalho
    Jim Lengel, consultor e professor da Universidade de Nova York, espera que a salas de aulas mudem radicalmente nos próximos anos. Nada de cadeiras enfileiradas, um quadro negro e um professor transmissor de conteúdo. A aposta é que existam novas configurações e espaços de aprendizagem, em grupo, individualmente, na rua, na biblioteca, em ambiente on-line, sempre usando muita tecnologia e até em horários alternativos e mais independentes. Lengel é especialista em Educação 3.0. Para ele, o conceito diz respeito às escolas que estão contextualizadas com o mundo atual, com as novas tecnologias, com as demandas e questões que enfrentamos no dia a dia e que estão acompanhando as mudanças no processo de ensino-aprendizagem e nas relações professor-aluno.
    Porvir

  • Game colaborativo permite a criação de narrativas
    As narrativas forjadas pelos participantes do jogo colaborativo on line World of Warcraft (WoW) criam interações que podem ser comparadas com a relação de governos com os seus cidadãos. Este foi um dos aspectos abordados pelo psicólogo Artur Chagas no estudo de mestrado O transbordamento do lúdico e da biopolítica em jogos Massive Multiplayer Online: um estudo sobre o World of Warcraft, apresentado na Faculdade de Educação (FE) da USP sob orientação da professora Flávia Inês Schilling.
    Aprendiz

  • Skype na Sala de Aula faz parceria com a NASA
    Há 43 anos a tecnologia permitiu que o homem deixasse sua marca na Lua. Até hoje, só outros doze sortudos conseguiram caminhar por lá. E o que não faltam são pessoas curiosas e encantadas sobre o que se passa nessas viagens. Agora imagine poder tirar as dúvidas sobre a construção dos foguetes e o funcionamento das estrelas com alguém que realmente tenha vivenciado isso tudo? O Skype na Sala de Aula (Skype in the classroom, em inglês), programa criado no ano passado para agregar professores e alunos do mundo inteiro, fechou, neste mês, mais uma parceria. Agora, o Centro de Aprendizagem Digital da Nasa permitirá que alunos e professores do mundo inteiro façam contato com seus engenheiros e especialistas.
    Porvir

  • Crianças etíopes aprendem a mexer em tablet por conta própria
    Elas nunca foram a uma escola e descobriram até como hackear o Android, diz cientista
    A organização One Laptop Per Child (OLPC, Um Laptop por criança) tem como objetivo disponibilizar computadores para crianças que não têm acesso a escolas, e um experimento feito pelo grupo na Etiópia mostra como a tecnologia pode ser importante na educação.
    Olhar Digital


    EAD

  • Pensadores das humanas em videoaulas à la Hollywood
    Prestem atenção neste nome: Floating University. Sim, ela é mais uma instituição de ensino criada recentemente que usa videoaulas para compartilhar conhecimento de nível superior. Mas não, ela não está voltada para as aulas de programação ou de outras ciências exatas com vídeos simples em grande volume. A Floating se propõe a usar gravações com qualidade hollywoodiana, com a presença de poucos grandes pensadores conduzindo o raciocínio, para levar aos alunos as discussões complexas da área de humanas. E, agora, de graça.
    Porvir

  • Faculdade dos EUA oferece cursos de graduação online para aluno de baixa renda
    Uma nova faculdade de graduação online semipresencial, financiada pela Fundação Bill e Melinda Gates, acaba de ser criada nos Estados Unidos. As opções de cursos da Portmont College ainda é pequena, em quatro áreas, mas a mensalidade é bastante reduzida para termos norte-americanos. O aluno pagará uma anuidade de US$ 5.240 (aproximadamente R$ 10.600).
    Uol