sábado, 6 de outubro de 2012

Tecnologia e educação - clipping de 01-05/out/2012

Numa semana de muitas dicas e pouco assunto na área de EAD, vemos que computadores vão se equiparar á mente humena em 2029. Enquanto isso, o 'dilúvio' de dados pode ser problema e alguns softwares são criados para nos ajudar.
Empresas da área tentam convencer os jovens a estudar tecnologia - falta mão de obra especializada e preaparada! E uma pesquisa mostra como os adolescentes usam a internet no Brasil.
Estas e outras estão elencadas abaixo. Boa leitura! Boa semana!


  • Entrevista: Computadores vão se equiparar à mente humana no ano 2029
    Em coisa de 50 anos, a humanidade será completamente diferente do que sempre foi. Máquinas menores que a espessura de um fio de cabelo ajudarão a manter a saúde no interior do corpo e participarão da atividade cerebral, tornando mundos virtuais tão realistas para os sentidos quanto o mundo verdadeiro. E a imortalidade estará ao nosso alcance.
    Maluquice? Pode ser. Mas o maior proponente dessas ideias certamente não é maluco. Um dos inventores mais brilhantes das últimas décadas, o americano Ray Kurzweil é um importante impulsor da inteligência artificial há mais de 30 anos
    Folha de São Paulo

  • E-Science resgata pesquisadores do ‘dilúvio’ de dados
    (...) Institucionalizado em 2012, o Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) é coordenado pelo professor Roberto Cesar Marcondes, do Instituto de Matemática e Estatística (IME). Sua principal preocupação é realizar análise, armazenamento e visualização de grandes quantidades de dados. “Até a década de 1990, grande parte dos problemas estava em adquirir esses dados”, explica o docente. Nos últimos 15 anos, graças aos avanços da computação, “a área de eScience surgiu como uma resposta para prover novos modelos e tecnologias na análise de dados de diferentes ciências”, completa.
    O Estado de São Paulo

  • Software britânico ajuda crianças com discalculia
    (...) Dividido em quatro níveis e com 240 módulos ao todo, as atividades coloridas, dinâmicas e com estímulos auditivos começam tentando ajudar a criança a identificar padrões, ligar o “nome” do número à sua representação gráfica e ensinar os princípios das operações matemáticas básicas. As etapas do conhecimento matemático são construídas pouco a pouco, de forma que a plataforma, nos níveis mais avançados, trabalha pontos que são claramente importantes para a vida cotidiana, como ver a hora em relógio de ponteiro e entender o conceito de frações.
    Porvir

  • Realidade aumentada torna aula de anatomia palpável
    Tecnologia e educação, não é de hoje, andam juntas. O retroprojetor, o videocassete e até mesmo, quem não se lembra, o mimeógrafo já foram recursos inovadores algum dia. Agora, a bola da vez são as tecnologias interativas, como a RA, ou realidade aumentada, recurso que projeta para o espaço físico elementos virtuais interativos que tornam o aprendizado mais interessante. Na educação, ainda que timidamente, a RA vem sendo usada como forma de tornar alguns conteúdos educacionais mais próximos dos alunos, por exemplo, em aulas de anatomia, no estudo da estrutura de prédios e ainda no treinamento de procedimentos médicos.
    Porvir

  • Empresas tentam convencer adolescentes a estudar tecnologia
    (...) Quando não está dando aulas sobre ciência da computação, o que faz como voluntário quatro vezes por semana, ele trabalha na Microsoft. É um dos 110 engenheiros de empresas de tecnologia que fazem parte de um programa da Microsoft cujo objetivo é atrair alunos de segundo grau para a ciência da computação, o que lhes permitiria seguir carreira no ramo.
    Folha.com

  • Pesquisa mostra como os adolescentes usam internet no Brasil
    Com intuito de mapear como as crianças e adolescentes estão utilizando a internet no Brasil, o CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) realizou uma pesquisa com jovens e pais de todas as regiões do Brasil. Os resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil foram divulgados na manhã desta terça-feira (2) pelo órgão.
    Aprendiz

  • Feira Brasil Game Show divulga finalistas na categoria jogos educativos
    Os jogos educativos Contra a Dengue e Ludo Primeiros Passos, criados pelo Ludo Educa Jogos, projeto ligado à Fapesp e ao CNPq, são finalistas da categoria no festival da Brasil Game Show, importante feira de jogos que será realizada entre os dias 11 e 14 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. O terceiro finalista é a plataforma OJE - Olimpíada de Jogos Digitais e Educação, desenvolvida a pedido da Secretaria da Educação de Pernambuco. Os vencedores serão divulgados no dia 11.
    O Estado de São Paulo

  • Artigo: A física de ‘Angry Birds’ e o futuro do ensino nas escolas
    Alexandre Matias
    Uma das questões que mais me instigam no campo digital é a da educação. Mais do que colocar tablets em salas de aula ou incluir determinadas matérias no currículo, o impacto que a realidade eletrônica já exerce em professores e alunos é grande – e deve aumentar ainda mais.
    O Estado de São Paulo

    EAD

  • SP entra em sala global de professor de Harvard
    Estudantes brasileiros terão este mês e em novembro a oportunidade de participar de uma "sala de aula" online global comandada por um professor de Harvard que virou celebridade com um curso divulgado na TV e na internet. A Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas abriu a seleção para dez vagas do projeto concebido por Michael Sandel, astro da série Justice, que trata de dilemas morais. Três delas serão reservadas a alunos do Curso Estado de Jornalismo e leitores do jornal.
    Uol

    DICA

  • Saber acadêmico na Internet
    Conteúdos de aulas de algumas das mais conceituadas universidades, como Harvard, Columbia e Michigan, já estão disponíveis gratuitamente na Internet. Em alguns sites, eles estão legendados em português
    O Povo

  • 5coisas: cursos nas melhores universidades
    (...) Online, é possível assistir a aulas das mais renomadas universidades do mundo, como Yale, Harvard e Columbia, e do Brasil, como USP e Unicamp. Alguns cursos tem fóruns de discussão com a participação dos professores, lição de casa e provas finais. Veja cinco sites para estudar online
    O Estado de São Paulo

  • Aulas de microscopia eletrônica no YouTube
    (...) O curso já conta com nove aulas que, em pouco mais de um mês, tiveram mais de 4 mil visualizações. De acordo com as estatísticas do YouTube, as aulas estão atraindo o interesse do público de mais de 40 países.
    Agência Fapesp

  • Rede social quer aproximar jovens de instituições de ensino e de empresas
    Uma rede social para a vida profissional, que mistura elementos do LinkedIn e do Facebook, com a finalidade de aproximar jovens, instituições de ensino e empresas. Essa é a proposta do Bizut (www.bizut.com.br), plataforma online gratuita em que jovens poderão receber orientação, concorrer a oportunidades de trabalho e ter aulas e notícias voltadas para a busca por emprego.
    O Estado de São Paulo

  • Nasa ensinará a montar veículo espacial em projeto da Skype
    Em comemoração ao Dia do Professor na segunda-feira, dia 15 de outubro, a Skype está adicionando organizações ao projeto Skype in the Classroom: a Rede Aprendizagem Digital da Nasa, o Museu Nacional da Marinha Real Britânica e HMS Victory, o British Council , o Woodland Trust, a VerbalizeIt, a Action Aid, a Education through Expedition e a Choose2Matter. O Centro de Aprendizado Digital da agência espacial americana, por exemplo, contará com projetos nos quais os alunos poderão aprender a preparar um veículo espacial para decolagem, ajudar os cientistas e engenheiros a explorar os princípios básicos da matéria e desenhar seu próprio distintivo de missão espacial. As turmas participantes também poderão descobrir como é viver e trabalhar no espaço e serão apresentadas a noções básicas de robótica.
    Terra