sábado, 29 de setembro de 2012

Tecnologia e educação - clipping de 24-28/set/2012

A sala de aula ainda é avessa a tecnologias, mesmo com alunos conectados! Mas vídeos na internet são cada vez mais numerosos, preenchendo a lacuna deixada...
Felizmente há exceções: games para ensino, por exemplo. Embora a passos lentos, "Um Computador por Aluno" continua acontecendo. Aparelhos ajudam na promoção da inclusão.
E a EAD continua "bombando" no noticiário. Pudera! Matrículas crescem vertiginosamente! A maioria em cursos livres, mas... Veja o que andam dizendo disso.
Algumas dicas completam a semana. Boa leitura!


  • Um abismo digital em sala de aula
    Pesquisa mostra que três em cada quatro adolescentes navegam na internet. Mas 40% dizem que professores não usam a web na escola
    Nascidos na era da tecnologia, as crianças e os adolescentes estão ligados nas novidades e funcionalidades das quatro principais telas que os cercam: da televisão, do telefone celular, do computador e do videogame. Tudo conectado em tempo real pela internet e que faz parte da rotina de uma garotada que já não consegue, sequer, desligar o telefone durante a aula. Mesmo sem ter computador em casa, 75% dos adolescentes com idade entre 10 e 18 anos, navegam na internet. Entre as crianças de 6 a 9 anos, o índice é 47%. Quando se trata de educação, 40% dos jovens dizem que os professores não usam a internet em sala de aula. Para especialistas, existe uma lacuna que precisa ser preenchida por educadores e alunos.
    Correio Braziliense

  • Sem barreiras para o conhecimento, vídeo-aulas se multiplicam na internet
    Diante da enorme capacidade da internet de quebrar barreiras para o conhecimento e revolucionar a educação, professores e universitários de diferentes partes do mundo têm apostado em mais uma ferramenta para ajudar no aprendizado de crianças e jovens. Sites com vídeo-aulas de alguns dos conteúdos mais espinhosos da educação básica têm se popularizado, inclusive, no Brasil.
    iG

  • Programa nas escolas do Rio usa games para ensinar matemática
    Projeto do Sesi tem objetivo de aprimorar raciocínio lógico e corrigir deficiências de alunos e professores no ensino médio
    Das quatro operações básicas a conceitos mais complexos, como conjuntos ou frações, as noções de matemática aprendidas na escola vão acompanhar - ou deveriam - o estudante pelo resto da vida. E quanto melhor for a capacidade de um jovem de raciocinar de forma lógica, em tarefas comuns do dia a dia, maiores serão as chances de conseguir posições no mercado de trabalho. Um programa lançado na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, tem como objetivo elevar a qualidade do ensino de matemática, a partir de recursos tecnológicos que tornam divertida a atividade, seja para alunos ou professores.
    Veja Online

  • Programa Um Computador por Aluno no Brasil e no mundo
    Confira dados e infográfico sobre o desenvolvimento do projeto que visa melhorar a qualidade do ensino e promover a inclusão digital.
    (...) De acordo com dados publicados em janeiro deste ano pela Agência Brasil, 500 escolas brasileiras contam com os computadores do programa Um Computador por Aluno. O MEC (Ministério da Educação) calcula que 574 mil computadores foram adquiridos pelo próprio governo federal e também por prefeituras e governos estaduais por meio do pregão do programa, número que representa apenas 2% das matrículas de ensinos fundamental e médio do país.
    Cmais

  • Dispositivos eletrônicos vão auxiliar aprendizado de surdos
    Estudantes com deficiência auditiva das redes públicas de ensino contam com novo equipamento para facilitar o aprendizado. Trata-se de um conjunto formado por um pequeno chip emissor, na forma de microfone, usado pelo professor, e um receptor para o aluno. A experiência, inédita na rede pública, tem como objetivo ampliar ações de apoio a pessoas com deficiência.
    MEC

    EAD

  • Matrículas em cursos de educação a distância sobem 58%
    As matrículas em cursos de educação a distância aumentaram 58% no Brasil entre 2010 e 2011, ultrapassando a marca de 3,5 milhões de registros. O número consta do Censo de Educação a Distância 2011, lançado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e pela empresa de soluções educacionais Pearson Brasil. A Abed, contudo, afirma que o crescimento poderia ser ainda maior se a penetração da internet no país fosse superior.
    Veja Online

  • Cresce número de alunos de EAD no país; cursos livres são maioria
    Aumentou o número de alunos que aderiram ao sistema de ensino a distância (EAD) no Brasil, o grupo soma mais de 3,5 milhões de estudantes. Os dados são do Censo EAD.BR 2011, divulgado no 18° Congresso Internacional de Educação a Distância, que vai até o dia 26 em São Luís (Maranhão).
    Uol

  • Mulheres que trabalham são maioria em cursos a distância
    A maior parte dos alunos de ensino a distância (EAD) no Brasil é formada por mulheres. Elas só perdem para os homens nos cursos corporativos, em que os homens predominam
    Uol

  • Cursos EAD não são oferecidos de forma correta no Brasil, afirma Bernadete Gatti
    Uma das maiores especialistas em formação docente do Brasil, Bernadete Gatti aponta a falta de infraestrutura adequada e de legislação específica como os principais entraves para a oferta de Pedagogia a distância no País.
    Educação para Todos

  • Quase metade dos estudantes de pedagogia cursa a modalidade a distância
    Quase metade das matrículas de Pedagogia são em cursos a distância no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2010 – o mais recente disponível –, 47,87% dos estudantes cursam a graduação não presencial para se tornarem professores.
    Todos pela Educação

  • Classroom TV reúne aulas de universidades top
    Suponha que você tenha uma dúvida específica, quer aprender um assunto sem compromisso ou até quer se envolver com mais afinco em um tema, mas não tem muito tempo. Ou que não quer fazer um curso inteiro, mas também não quer se aventurar pela internet sem nenhuma orientação. Pois saiba que você não está sozinho e, para atender a demanda desse público crescente e exigente, um ex-aluno de Stanford lançou o Classroom TV, um site que reúne mais de 10.000 videoaulas de grandes universidades do mundo e as disponibiliza gratuitamente para qualquer interessado. E, em breve, a plataforma terá instituições brasileiras e versão em português.
    Porvir

  • Educação a distância ganha aliado tecnológico fora da internet
    Plataforma permite distribuição de conteúdo recebido via satélite para alunos em redes wi-fi
    As plataformas de ensino a distância podem ganhar novo impulso por meio de uma tecnologia que acaba de entrar no mercado. Batizada de MyClass, a novidade pode ser resumida numa junção do conceito de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com a possibilidade de ensino remoto a alunos sem acesso à internet. Isso será possível através de uma plataforma criada para tablets que receberão arquivos de mídia pela rede local wi-fi da universidade - que, por sua vez, receberá o material didático por conexão via satélite. A partir daí os alunos poderão estudar e fazer atividades em casa sem a necessidade de conexão à web.
    O Estado de São Paulo

  • USP lança cinco canais online e acervo com mais de 7 mil vídeos
    Todos os vídeos estarão disponíveis para download na nova versão da IPTV
    Depois de cinco anos em fase experimental, a IPTV USP entra na segunda fase de execução e promove o lançamento de cinco canais de televisão online simultâneos. São os canais: Arte e Cultura, Saúde, Ciência, Tecnologia e TV USP, se firmando como uma eficiente ferramenta para disseminar conhecimento e democratizar o conteúdo produzido na universidade. A IPTV pode ser acessada no endereço www.iptv.usp.br.
    O Estado de São Paulo

    DICA

  • Beakman brasileiro ensina ciência via web
    (...) Em 2008, Thenório criou o Manual do Mundo, um canal no Youtube que reúne vídeos apresentados e criados por ele mesmo em que ensina, de forma simples, criativa e didática, experimentos práticos de biologia, química, matemática, física e tudo mais que for científico. Ensina coisas malucas como a colorir as flores ou até mesmo como acender lanterna usando limão.
    Porvir

  • Ferramenta gratuita une matemática e arte
    Senos, cossenos, função de primeiro e segundo graus, planos cartesianos, retas ascendentes, descendentes. Muita gente boa já teve pesadelos com todos esses conceitos. Mas se, em vez de equações cheias de incógnitas, potências e raízes quadradas, o estudante pudesse ver um desenho colorido, talvez a resistência fosse menor. Acreditando nisso, Eli Luberoff, físico e matemático por Yale, construiu uma plataforma interativa, quase lúdica, em que os usuários vão inserindo as equações e elas vão compondo uma imagem. Depois de prontas, essas figuras, que podem ser um super-homem, um barquinho ou um foguete, ficam na plataforma de gráficos à disposição de estudantes, professores ou apenas amantes da matemática.
    Porvir