domingo, 12 de agosto de 2012

Tecnologia e educação - semana (06-10/ago/2012)

Poucas notícias nesta semana. Mas que merecem atenção!
Educação e tecnologia é uma união que já tem nome: edtech! E algumas tecnologias são destaque que, segundo especialistas, revolucionarão a educação.
No entanto, ainda temos condições precárias nas escolas brasileiras...
Estudantes criam uma nova rede social, própria para universitários e seus estudos. E o EAD continua crescendo - aulas para o Enem incluídas.
Boa leitura!

  • Edtech, a estrela do momento
    Softwares, redes sociais e plataformas on-line. Aplicativos, simuladores 3D, games educativos para celular, tablet, notebook. São tantas as novidades no mundo da educação e da tecnologia que, em inglês, esses dois temas já se aglutinaram em uma só palavra: edtech. Para acompanhar toda essa movimentação, uma mídia especializada vem se consolidando na web, com blogs como EdSurge e Edudemic, e os sites mais tradicionais de tecnologia, como o Techcrunch, vêm dando espaço cada vez mais privilegiado ao tema.
    Porvir

  • 10 tecnologias que revolucionarão a educação
    Especialistas indicaram jogos online, redes sociais e até ferramentas de colaboração como as tecnologias que vão mudar a forma de aprender
    Saiba como ferramentas de colaboração, jogos online e até redes sociais vão ajudar a qualificar mão de obra, formar cientistas e espalhar o conhecimento.
    Exame

  • Órgão responsável por Enem diz que inclusão digital é precária em escolas
    Embora a internet já seja comprovadamente um instrumento eficiente e recomendável para a aprendizagem escolar, esta não está presente satisfatoriamente na rede pública brasileira. O último resumo técnico do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) revelou que apenas 42,6% das escolas de ensino fundamental têm acesso à internet e 55,9% das instituições não têm laboratórios de informática.
    Terra

  • Estudantes criam a primeira rede social acadêmica do Brasil
    (...) Inédita no país, a plataforma permite que os estudantes compartilhem arquivos por disciplina, cronograma semestral, agenda de eventos, além de acompanharem quais colegas estão cursando quais matérias e terem a possibilidade de tirar dúvidas em tempo real com os monitores.
    Aprendiz

  • Curso para o Enem tem aulas transmitidas via satélite
    Os candidatos interessados em conseguir uma vaga em alguma universidade a partir do Enem já têm mais uma opção para se preparar. Acaba de ser lançado o Curso Pré-Enem, uma iniciativa da Abril Educação que vai promover palestras com professores renomados do país, transmitidas via satélite. Os alunos poderão assistir às palestras em salas de aula em alguma escola parceira, em casa ou pela internet. O conteúdo será transmitido do dia 13 de agosto até 30 de outubro em cerca de 300 salas de aula.
    O Estado de São Paulo

  • Procura por ensino à distância cresce mais que busca por curso presencial
    Os cursos livres gratuitos oferecidos à distância por instituições tornaram-se uma alternativa para as pessoas que buscam qualificação, não podem ou não querem gastar e se locomover até o centro de capacitação. De acordo com o Censo do Ensino Superior 2010 do Ministério da Educação (MEC), divulgado em outubro de 2011, e do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (Abraed), aumento pela procura de cursos de graduação na modalidade EaD foi maior em relação aos presenciais no Brasil.
    G1