sábado, 2 de junho de 2012

Tecnologia e educação - 28/mai-01/jun/2012

      O uso de mídias sociais está cada vez mais ampliado. Hoje pode ser para escolher a universidade ou para sala de aula.
      Educação a Distância veio para ficar! "É uma nova realidade", com mais qualidade, até para enfrentar a concorrência internacional - agora até conservatório americano entrou na briga. E vale até via celular.
      Uma grande dica: aulas gratuitas das universidades pelo mundo. Maioria em traduzida ou legendada. EAD na prática!
      REA fez aniversário. Não sabe o que significa? Está na hora de descobrir...
      Tecnologia em sala de aula ainda rende discussão. Duas matérias fomentam a conversa.
      Por último, notícia não educacional (diretamente): 38% dos domicílios acessam a rede. Logo, mais da metade da população depende de outros locais para acessar... A escola é um desses locais, não?
      Boa leitura!



  • O uso das mídias sociais para escolher qual universidade estudar
    Se você está escolhendo a universidade na qual irá estudar, mas não pode ir nos dias de visitas abertas, há muitas maneiras de avaliar os cursos e ambientes das instituições sem ter que sair de sua casa. Os sites das universidades estão cada vez mais equipados para que candidatos de todos os lugares do Brasil e do mundo possam conhecê-las sem ter que fazer visitas presenciais. Em época de vestibulares, muitas fazem palestras online e ao vivo, onde os alunos possam tirar dúvidas e conhecer os professores de cada área, além de entrar em contato com os estudantes que já estão nessas universidades.
    Universia

  • Portal aponta 100 maneiras de usar o Facebook em sala de aula
    Iniciativa voltada a alunos e professores enxerga potencial educativo na plafaforma
    Criar um grupo de discussão no Facebook e adotá-lo como uma extensão das salas de aula. Aproveitar esse espaço para tirar dúvidas de alunos, compartilhar materiais que se relacionam com os temas abordados e até mesmo propor desafios ou tarefas de casa. Isso sem falar da possibilidade de contatar um especialista sobre determinado assunto e utilizá-lo como fonte para uma pesquisa escolar. Essas são algumas das 100 indicações de utilização da rede social em sala de aula propostas pelo Portal Universia.
    O Estado de São Paulo

  • Educação a distância: uma nova realidade
    (...) Ao contrário do que ocorria em um passado recente, hoje a educação a distância no Brasil não pode mais ser considerada sinônimo de ensino de baixa qualidade. A situação de fato mudou, e muito: os graduados em EAD tiveram, em média, 6,7 pontos a mais no resultado final do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), na comparação com os resultados dos alunos oriundos dos cursos presenciais, conforme revela o “Censo EAD.BR – Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2012”, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
    O Estado de São Paulo

  • Conservatório referência em artes vai oferecer aulas de música on-line
    A mais do que famosa escola de artes americana, a Juilliard School, anunciou nesta semana que, para o próximo ano letivo nos Estados Unidos, em setembro, vai oferecer aulas on-line para estudantes e professores do ensino básico e médio. A Juilliard, escola que aparece em vários filmes hollywoodianos como o sonho de consumo de jovens artistas, existe desde 1905 e tem um currículo exigente que forma músicos, dançarinos e profissionais do mundo das artes. E é o primeiro conservatório desse porte a oferecer aulas virtuais.
    Aprendiz

  • Brasileiros usam aplicativos de celular para aprender outros idiomas
    Além de servir para falar e acessar a internet, o celular agora serve também para aprender um idioma estrangeiro. O celular virou um dos principais companheiros dos brasileiros. Serve pra conversar, trocar mensagens, acessar a internet e, cada vez mais, pra aprender um idioma estrangeiro.
    Jornal da Globo

  • Site reúne aulas gratuitas de universidades de todo o mundo
    (...) No ar há dois meses, o portal Veduca já abriga 4.700 vídeo-aulas, grande parte traduzida para o português, com conteúdos de Stanford, MIT (Massachusetts Institute of Technology), NYU (New York University), Columbia, Michigan, Harvard, UCLA (Universidade da California, Los Angeles), Yale, Princeton, Berkeley e a australiana, UNSW, (University of New South Wales).
    Aprendiz

  • Recursos Educacionais Abertos comemoram 10 anos
    (...) A definição mais aceita pela Unesco, que cunhou o termo em 2002 no primeiro fórum global sobre o tema, é que REA (ou OER, na sigla em inglês) são “materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa que estão em domínio público ou liberados em licenças de propriedade intelectual que permitem livre uso, adaptação e distribuição por terceiros”. Com material aberto, é possível usar livros inteiros, módulos, trechos de cursos, teses, jogos, mídia digital ou analógica, inclusive fazendo cópias na íntegra ou mudando pedaços para adaptar os conteúdos à realidade local.
    O Estado de São Paulo

  • Como administrar tablets em sala de aula
    Uma sala de aula cheia de tablets e outros aplicativos pode se transformar em uma grande confusão. Conheça algumas dicas para que isso não aconteça
    Se uma escola decide optar pelo uso de tablets em sala de aula, deve considerar diversas questões, desde a metodologia de uso à forma como irão armazenar os equipamentos. Pensar nisso é muito importante, pois esses fatores influenciam diretamente o sucesso ou fracasso do investimento realizado. Além disso, alunos e educadores devem estar com objetivos e estratégias de ensino e aprendizado alinhados. Dessa forma, os regulamentos serão respeitados e aula poderá render com eficiência garantida.
    Universia

  • Entrevista: “Tecnologia não faz mágica em sala de aula”
    (...) Para a escritora Daniela Haetinger, especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), muitas vezes, os recursos tecnológicos estão disponíveis mas, ainda assim, não contribuem para um ensino de melhor qualidade.
    Folha Dirigida

  • Internet no Brasil: 45% das casas possuem computador e 38% acessam à rede
    O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou nesta quinta-feira (31/05) um relatório contendo dados de acesso à internet em domicílios no Brasil. Segundo a pesquisa - que abordou 25 mil lares brasileiros, inclundo áreas rurais -, o país possui 45% de residências com computador e 38% de casas conectadas à web.
    Isso representa um crescimento de 10% em relação ao número de computadores e de 11% em relação ao impacto da vida online, levando em consideração os números de 2010.
    Olhar Digital