sábado, 23 de junho de 2012

Tecnologia e educação - 18-22/jun/2012

O grande destaque da semana fica para a divulgação de pesquisa sobre as "novas tecnologias" em sala de aula. Vários links abaixo para a mesma conclusão: estamos mal!

Ainda:
- alunos do Rio farão prova por computador - enquanto alunos de Alagoas ainda nem conseguiram ter aulas neste ano...
- plataforma online já são tendência no estrangeiro. E no Brasil? Já está na hora, não?

Confira ainda curiosidades, dicas e eventos. Boa leitura!


  • Uso das novas tecnologias em sala de aula esbarra em infraestrutura e equipamentos
    Apesar de quase 100% das escolas públicas possuírem pelo menos um computador, apenas 4% deles estão em sala de aula
    O uso do computador e da internet pelos professores e alunos está crescendo, mas a falta de infraestrutura e de equipamentos nas escolas públicas ainda são os principais entraves, revela a pesquisa TIC Educação 2011, divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil nesta terça-feira, dia 19.
    CGC Educação
    Veja também:
    Computador está na sala de aula em 21% das escolas particulares (iG)
    Apenas 4% das escolas públicas têm PCs nas salas de aula (Convergência Digital)
    Apesar de dificuldades, 93% das escolas públicas têm internet (Terra)
    94% dos professores brasileiros têm computador, diz pesquisa (Folha.com)
    Metade dos professores leva o próprio notebook para a sala de aula (G1)
    Escolas só usam computadores nas aulas de informática (IDG Now)

  • Governo falha ao introduzir tecnologia na escola
    Os professores de escolas públicas brasileiras quase não utilizam recursos tecnológicos – como computadores e internet – nas atividades mais realizadas em sala de aula. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), órgão responsável pela produção de indicadores sobre uso da internet no Brasil.
    Veja Online

  • Alunos da rede pública do Rio farão provas pelo computador
    Os alunos da rede municipal de ensino do Rio começarão a experimentar, a partir do segundo semestre, um novo jeito de fazer provas. A Secretaria de Educação já começou a treinar cem professores para preparar um banco com 80 mil questões voltadas para testes digitais, que serão aplicados aos alunos em computadores portáteis já existentes na maioria das escolas. O sistema será usado inicialmente nas avaliações bimestrais, que servem como base para o acompanhamento do desempenho das unidades.
    Globo Online

  • Plataformas online são tendência no ensino em países estrangeiros
    É possível que, no futuro, escolas e universidades sejam deslocadas para uma grande sala de aula na web? O investimento de prestigiadas universidades americanas no sistema de ensino a distância aponta que o método está ganhando cada vez mais espaço no meio acadêmico. Recentemente, gigantes do ensino superior nos Estados Unidos têm aprimorado iniciativas que remontam a projetos como a Khan Academy, site criado em 2006 que disponibiliza videoaulas educativas gratuitamente.
    Terra

  • Alunas fazem paródia de novela e criticam greve no ensino estadual da BA
    Vídeo inspirado nas 'empreguetes' já tem mais de 105 mil visualizações no Youtube
    Três adolescentes de um colégio estadual de Itaparica, na Bahia, criaram uma paródia de Vida de Empreguete, música da novela Cheias de Charme, da TV Globo. As jovens tinham como objetivo criticar a greve dos professores da rede estadual de ensino, que já dura mais 60 dias.
    O Estado de São Paulo

  • 'Blogueira da merenda' arrecada mais de 100 mil libras para alunos da África
    A blogueira escocesa Martha Payne tem 9 anos de idade, pouco mais de 30 posts no blog onde descreve as refeições servidas em seu colégio, e, na tarde desta sexta-feira (22), ultrapassou a marca de 100 mil libras em doações que arrecadou na internet para a Mary's Meals (Refeições da Mary), ou cerca de US$ 156 mil ou o equivalente a R$ 320 mil. A organização, criada na Escócia e implanta projetos de alimentação em comunidades onde a pobreza impede que as crianças vão à escola. O dinheiro foi doado por 6.600 pessoas diferentes, e a mais recente delas contribuiu com as últimas 3.000 libras que faltavam para atingir os seis dígitos.
    G1

  • DICA

  • Khan Academy em português!
    A Khan Academy é uma organização não governamental que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação por meio de vídeo-aulas online disponibilizadas gratuitamente. Além dos vídeos, o site conta com um módulo de exercícios e um painel que permite ao usuário acompanhar seu desempenho. Todo conteúdo é aberto.
    Khan Academy

    EVENTOS

  • Professores discutem integração de educação e tecnologia nas salas de aula
    Os avanços da tecnologia trazem diversas ferramentas para auxiliar o ensino, porém, ele também traz diversos desafios e novos conceitos a serem estudados e aplicados nas salas de aula. Esse foi o assunto debatido por professores e especialistas durante um encontro promovido pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB). A série de palestras que discutiram a importância e os desafios da educação na era digital foi organizada como o I Seminário de Tecnologia, Inovação e Currículo.
    Aprendiz

  • Propostas para o uso da tecnologia na educação
    Mercadante discutiu assunto com representantes de setores da sociedade civil
    O uso de tecnologia na educação foi um dos temas debatidos no encontro promovido pelo Inspirare e pelo Porvir entre o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e um grupo de cerca de 40 representantes de diferentes setores da sociedade civil.
    O Estado de São Paulo