sábado, 9 de junho de 2012

Tecnologia e educação - 04-08/jun/2012


Nesta semana temos várias matérias com "dicas" e relatos de tecnoligia aplicada à Educação. Jogos, bibliotecas, softwares, ...
Interessante a escola mineira que aplica provas do Ensino Médio via internet - com alunos em casa!
Boa leitura! Boa semana!


  • Google World Wonders: para visitar pontos históricos espalhados pelo mundo
    Usuário pode conhecer lugares importantes para humanidade, tanto no aspecto histórico quanto cultural
    O Google lançou nesta quinta-feira (31/05) mais um de seus projetos voltados para passeios virtuais: o World Wonders, um percurso com 132 lugares em 18 países mapeados pela empresa para centralizar informações sobre localidades importantes para a humanidade, tanto no aspceto histórico quanto cultural.
    Olhar Digital

  • Estudante de MG lança site para calcular custo de vida no Brasil
    Morador de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Lucas Franco costumava ver anúncios de empregos em outras cidades e discutir com os amigos qual seria o custo de vida para morar em cada uma. E foi assim que surgiu o Custo de Vida, site criado por ele e que conta com a colaboração dos internautas.
    IDG Now

  • Ensino de matemática ganha apoio da tecnologia
    O que a matemática tem a ver com Fernando Pessoa? "Tudo!", afirma Danielle Cavallo, de 16 anos. No ano passado, quando cursava o primeiro ano do ensino médio, ela e a colega Karen Oliveira, da Escola Lourenço Castanho, redesenharam o famoso retrato do escritor português a partir de gráficos com retas, parábolas e curvas. O resultado do trabalho, perfeito, mostrou que o software utilizado nas aulas ajudou ambas a entender as temidas funções de primeiro e segundo graus.
    Uol

  • Portal de educação tem material multimídia para reprodução gratuita
    Objetivo do Educar para Crescer é incentivar os alunos a buscar formação fora da sala de aula
    Que tal estudar história do Brasil com gráficos animados e trechos do livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes? Ou então fazer dos diferentes espaços de uma casa virtual laboratórios para aprender assuntos como rotação da Terra e mistura de substâncias? Para esses e outros temas trabalhados na escola, o portal Educar para Crescer montou especiais multimídia que podem ser reproduzidos gratuitamente em sites da área de educação, como as páginas dos colégios na internet.
    O Estado de São Paulo

  • Unesp lança biblioteca digital
    A Universidade Estadual Paulista (Unesp) acaba de lançar sua Biblioteca Digital, que reúne livros, periódicos e outros materiais pertencentes ao sistema de bibliotecas e aos centros de documentação da instituição.
    (...) Mais informações: http://unesp.br/bibliotecadigital
    Agência Fapesp

  • Software possibilita maior eficiência no ensino de disléxicos
    (...) Partindo do problema que é encontrar uma forma de facilitar a alfabetização dessas crianças, Cíntia Salgado Azoni, doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fez sua tese - concluída em 2010 - com o intuito de desenvolver um software para aumentar a absorção das lições por parte dos disléxicos. Agora, os pesquisadores da Unicamp estão implantando melhorias no programa de computador para que seja possível usá-lo também com adolescentes que apresentem as mesmas condições.
    Terra

  • Escola mineira aplica provas do ensino médio via internet
    Em dia de prova, as salas do 1º e 2º ano do ensino médio do Colégio ICJ - Instituto Coração de Jesus, de Belo Horizonte, estão vazias. Em casa, os estudantes aguardam o horário marcado para conectar à internet, fazer login no site da instituição e responder de forma remota às questões objetivas.
    Terra

  • Jogo on-line populariza método rápido no auxílio à alfabetização
    Dois centros de pesquisa na região de Araraquara (SP) têm se dedicado a criar ferramentas de apoio ao ensino na educação básica. O mais recente projeto é um jogo, disponível gratuitamente na internet, cujo objetivo é estimular crianças em fase de alfabetização a trabalhar com letras, formando sílabas e palavras.
    G1

  • Cientistas criam professor-robô que detecta quando estudante está distraído em aula online
    (...) De acordo com a publicação, o equipamento detecta quando o aluno está distraído (ou mesmo dormindo) e usa “truques” para mantê-lo concentrado.
    Uol

  • Excesso de videogames eleva isolamento e agressividade das crianças, diz estudo
    Crianças que jogam até 16 horas de videogames por dia podem estar viciadas e desenvolver comportamento mais agressivo, intolerante e de isolamento da sociedade, segundo aponta um estudo da Associação Britânica de Gerenciamento da Raiva (BAAM, na sigla em inglês).
    BBC Brasil

  • Estudante de 17 anos cria algoritmo de busca mais preciso que o Google
    Jovem afirmou que vai continuar trabalhando no projeto para torná-lo mais rápido e prático
    Nicholas Schiefer, um estudante de 17 anos, foi o vencedor da feira de ciências Intel Foundation Young Scientist, para jovens cientistas. O adolescente ganhou na categoria de ciências da computação após criar um algoritmo de buscas que, no futuro, pode ser mais preciso que o Google ou agregar ao buscador um sistema de pesquisas mais aprimorado.
    Olhar Digital