sábado, 28 de abril de 2012

Tecnologia e educação - 23 a 27/abr/2012

Semana de refletir sobre educação e tecnologia. Assim, a "Educação será revolucionada pela tecnologia", confirmando a tese de que "Professor não pode concorrer com a internet". Mas os "Pais precisam se envolver com a vida de seus filhos na internet" também. Bem nos lembra Rheingold de "Como o online muda o offline".

Há uma nova rede social para crianças; redes sociais contribuem para estudo de línguas; sistema permite uso educacional do SMS.

Essas e outras nos links abaixo. Bom feriado!

  • Artigo: Educação será revolucionada pela tecnologia
    Ronaldo Lemos
    (...) A educação cedo ou tarde será revolucionada pela tecnologia. Pense no material didático. Se bem transposto para o digital, tudo muda. Pode tornar-se ferramenta em constante transformação. Alunos e professores participando de seu aperfeiçoamento constante. Cada tópico gerando uma discussão multimídia, com alunos de diferentes escolas disputando soluções originais.
    Folha.com

  • Professor não pode concorrer com a internet
    Para especialistas, o apresentador de informações vai desaparecer, mas o educador que vai além delas é cada vez mais necessário
    Imagine, em um mundo sem internet, o dia em que professores são avisados que dali para frente uma ferramenta de pesquisa permitirá aos seus alunos ler, assistir, ouvir e discutir sobre qualquer assunto. Qual seria a reação dos educadores? Para especialistas, há muito motivo para comemorar: a chance de obter êxito no aprendizado aumenta. Na vida real, a recepção não foi bem assim. A falta de adaptação do professor às novas tecnologias e ao aluno influenciado por elas são tema do segundo dia da série especial do iG sobre os problemas na formação do docente.
    iG

  • Entrevista: Pais precisam se envolver com a vida de seus filhos na internet
    Atordoados com um desenvolvimento tecnológico que não conseguem acompanhar na mesma velocidade que seus filhos, os pais vêm se abstendo de prepará-los para o universo digital, deixando-os expostos a riscos.
    Folha de São Paulo

  • Como o online muda o offline
    (...) Rheingold vem ao Brasil para falar de seu quinto livro, Net Smart: How to Thrive Online (Esperteza de Rede: Como Prosperar Online), lançado no mês passado, durante o festival Arte.mov, que é realizado nesta semana em Belo Horizonte. O Link conversou com ele por e-mail sobre as mudanças políticas e sociais que estão acontecendo graças à nova realidade digital.
    O Estado de São Paulo

  • Cyberbullying, um perigo real
    O Instituto Paramitas esntrevista Cleo Fante, pesquisadora de renome nacional e internacional na temática do bullying. Ela explica o que é o cyberbullying, onde ele ocorre, como detectá-lo e, principalmente, como evitá-lo.
    Paramitas

  • Nova rede social para crianças é gratuita e traz perfil moderador para os pais
    Mundo Gaturro Recreio oferece games e atividades para os pequenos e dá total controle para os pais monitorarem as interações dos filhos
    (...) O diferencial do Mundo Gaturro Recreio é que o espaço não é voltado apenas para interações entre as crianças, mas também um local onde elas podem jogar e customizar seu avatar e casa virtual. Assim como funcionam os games dentro do Facebook - FarmVille, por exemplo -, os pequenos têm perfis dentro dos jogos e lá podem conversar com amigos em tempo real ou enviar mensagens.
    Olhar Digital

  • Redes sociais recuperam interesse pelo idioma
    A exposição das pessoas nas redes sociais pode aumentar a preocupação com o rigor gramatical e ortográfico. A opinião é do diretor da Fundación del Español Urgente (Fundéu), Joaquín Muller. Ele acredita que a maior exposição desses sites estaria provocando um maior cuidado dos usuários com o conteúdo e maneira com que escrevem.
    O Estado de São Paulo

  • Sistema permite uso educacional de mensagens de texto via celular
    (...) O uso das novas tecnologias de informação, como lousas eletrônicas, iPads e e-readers, para citar alguns poucos exemplos, parece estar sendo cada vez mais incorporado ao ambiente escolar e, ao mesmo tempo, alimenta discussões pedagógicas sobre qual seria a melhor forma de utilizar tais tecnologias para que elas representem um benefício real ao processo de ensino e aprendizagem.
    Aprendiz

  • Formação de Educadores - Intel Educar
    Há dez anos, o Programa Intel® Educar, com seus cursos presenciais e on-line (sempre gratuitos), certifica professores, habilitando-os a usar o computador de maneira mais efetiva e pedagógica; integrando tecnologias de informação e comunicação (TIC) em sala de aula na busca de promover em seus alunos habilidades do século XXI, como a resolução de problemas, o raciocínio crítico e as competências de colaboração.
    Paramitas

  • Tablets dominarão mercado em quatro anos, aponta estudo
    Os tablets vão se tornar o aparelho principal de computação para a maioria dos usuários nos próximos quatro anos, afirma o analista da consultoria Forrester Research, Frank Gillett.
    IDG Now

  • Os e-books estão chegando
    O desembarque da Amazon e da livraria digital da Apple no Brasil agita as editoras nacionais e promete mudar o hábito de leitura de milhões de brasileiros
    IstoÉ

  • Acesso a computadores mais que triplica em dez anos no Brasil
    A presença de computadores nas residências brasileiras mais do que triplicou nos últimos dez anos. Ainda assim, menos da metade da população tem um PC em casa. Os dados são do Censo 2010 e foram divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (27/4).
    Olhar Digital