sábado, 21 de abril de 2012

Tecnologia e educação - 16 a 20/abr/2012


Já ouviu falar em limite de idade? Facebook tem, mas muitas crianças burlam as regras. Aliás, 64% dos pais não se preocupam com restrição de idade em games... Vai sobrar para a escola, não acha?
Talvez por isso a escola se preocupe tanto com cyberbulling (e com razão). É também por isso que estão usando netetiqueta.

Outra questão interessante: pode-se confiar na Wikipédia? matéria publicada chama de "failpédia"...

Algumas outras notícias e dicas interessantes nos links abaixo. Bom proveito!


  • 38% das crianças no Facebook têm idade abaixo do permitido, segundo pesquisa
    Estudo ainda descobriu que 4% dos perfis que estão irregularmente na rede pertencem a crianças com seis anos ou menos
    Uma nova pesquisa, realizada pela empresa Minor Monitor, sugere que 38% das crianças que estão no Facebook têm idade abaixo do permitido pela rede social. O site só libera o cadastro de pessoas que informam ter mais de 13 anos.
    Olhar Digital

  • Restrições de idade em games: 64% dos pais não se preocupam com isso
    Ao que parece, os avisos de restrições de idade colocados em games pela ESRB não surtem efeito algum para a maioria dos pais. O site de jogos Playr2 fez uma pesquisa com 1221 pais de gamers com 17 anos ou menos e constatou que 64% deles nem chegam a olhar a idade aconselhada para o jogo.
    Olhar Digital

  • Fui vítima de cyberbullying, e agora?
    Veja o que fazer ao descobrir que existe alguém denegrindo sua imagem via Web
    Com o fácil acesso à Internet, seja pelo computador ou telefones móveis, o cyberbullying (agressão intencional, feita de maneira repetitiva que ocorre em meios eletrônicos) aumentou suas proporções e preocupações. Pela velocidade de propagação, a Web acaba se tornando propícia para colaborar com esse tipo de crime.
    Olhar Digital

  • Escolas usam a 'netetiqueta' para evitar ofensas nas redes sociais
    Recentemente, um caso de ofensa de um aluno a uma professora pelo Facebook surpreendeu a cidade de Londrina, no norte no Paraná, e reacendeu o debate sobre os limites do uso do ambiente virtual na educação. Segundo o professor de informática na educação da Universidade de Brasília (UnB), Lúcio Teles, cada vez mais as escolas hoje fazem uso da "netetiqueta" para evitar problemas envolvendo alunos e professores.
    Terra

  • Failpedia? 60% dos artigos da Wikipedia contêm erros
    Além disso, há diversas queixas de que as respostas do site para os problemas são demoradas
    Diversos alunos fazem trabalhos e estudam com base na Wikipedia, a enciclopédia online e colaborativa. Por isso, muito cuidado com o que você encontra lá: 60%, ou seis em cada dez artigos do site possuem algum tipo de erro.
    Olhar Digital

  • Pesquisa revela que as mães estão cada vez mais tecnológicas
    Segundo estudo da Nielsen, 65% das mães norte-americanas navegam na internet pelo smartphone
    Uma nova pesquisa realizada pela Nielsen, a pedidos do site BabyCenter, descobriu que as mães passam bastante tempo usando as redes sociais e estão entre os primeiros usuários de novas plataformas tecnológicas. Segundo o site AdWeek, a empresa entrevistou mais de 2.500 mães em São Franciso e Chicago (Estados Unidos) e revelou que 65% das participantes navegam na internet pelo smartphone.
    Olhar Digital

  • Projeto de lei cria Universidade Virtual do Estado de São Paulo
    O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nesta quarta-feira (18/04), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, um projeto de lei para criação da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
    Agência Fapesp

  • Informática e enfermagem são os cursos técnicos mais populares, segundo Censo Escolar
    Os cursos profissionalizantes de informática, na rede pública, e de enfermagem, na rede privada, são os que possuem a maior quantidade de matrícula, segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2011.
    Uol

  • Alunos dão jeitinho para usar celular e irritam professores
    Uma briga antiga: alunos que teimam em usar o celular na sala de aula contra professores que não aguentam mais ter de lidar com isso. É o celular que toca no meio da aula, alunos que mandam mensagens, usam joguinhos, acessam a internet, ou ouvem música.
    Folha.com

  • Webnode EDU: educação no ciberespaço
    Site permite que usuários criem páginas com conteúdo educativo sem nenhum custo
    Foi-se o tempo em que as ideias e o conhecimento eram passados apenas para o papel. No ciberespaço, margens e linhas não são suficientes para comportar todo o material voltado para a educação. Com o objetivo de expandir o alcance do conteúdo educativo, o site Webnode EDU ganha versão brasileira e permite acesso gratuito a seus serviços.
    Aprendiz

  • Universidades dos EUA lançam cursos gratuitos na web
    Cinco universidades de prestígio dos Estados Unidos criarão cursos online gratuitos para estudantes em todo o mundo através de uma nova plataforma de ensino interativo, chamada Coursera, anunciaram os criadores nesta quarta-feira.
    Terra