sábado, 31 de março de 2012

Tecnologia e educação - 26 a 30/mar/2012

Esta semana teve dica do facebook ("O ensino para crianças digitais") com dicas de como ajudar alunos na segurança da navegação.

Salman Khan aparece mais uma vez com seus vídeos para ensinar sobre tudo ("Vídeos de aulas na internet viram hit e prometem ajudar da pré-escola ao vestibular"): tomará o lugar da escola? Sim, da velha escola...

Nos EUA os professores fazem uso passivo das redes sociais. E no Brasil um artigo lembra que a formação dos professores precisa ser totalmente revista!

Interessante também a matéria em que um "Jornalista britânico defende aprendizado compartilhado".

Esses e outros links estão abaixo, para seu proveito. Confira as dicas!

E bom fim de semana.

  • O ensino para crianças digitais
    A tecnologia está em todo o lugar e seus alunos não deixam de usar seus telefones celulares e mídias sociais quando chegam na escola. Dentro e fora da sala de aula, os professores podem exercer um papel importante na manutenção da segurança dos jovens.
    Dicas Facebook

  • Novas tecnologias não anulam a importância das bibliotecas físicas
    “A biblioteca Google cumpre um papel significativo ao escanear e divulgar as obras raras. Mas as novas tecnologias não anulam a importância e o papel das bibliotecas físicas, enquanto centros não apenas de conservação, mas também de difusão da leitura”, defende Nelson Schapochnik, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em história da leitura.
    Aprendiz

  • Artigo: A formação de professores
    Carmensita Matos Braga Passos, coordenadora da Formação Pedagógica das Licenciaturas
    A qualidade do trabalho escolar não se elevará apenas a partir de uma melhor formação de seus professores; são necessárias políticas educacionais amplas. O mundo contemporâneo impõe novos desafios aos cidadãos: globalização, desenvolvimento científico e tecnológico, conflitos étnicos, éticos e religiosos. São fatores que vêm exigir mais do professor e da sua formação.
    O Povo

  • Vídeos de aulas na internet viram hit e prometem ajudar da pré-escola ao vestibular
    Não é só vídeo engraçado que vira hit no Youtube. O educador americano Salman Khan conseguiu a proeza de mais de 132 milhões de acessos aos seus vídeos de matemática, biologia, química, física, entre outras matérias. Os resultados animaram brasileiros a “importar” a ideia e a criar novos conteúdos aqui no país. Duas iniciativas já estão no ar gratuitamente: a tradução e dublagem dos vídeos de Khan, pela Fundação Lemann, e o Qmágico, site elaborado por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
    Uol

  • EUA: pesquisa indica uso passivo de redes sociais por professores
    Mais de 80% dos professores estão nas mídias sociais e metade deles usa esses recursos em sala da aula. A constatação está em um levantamento realizado pelo Grupo de Pesquisa Babson em colaboração com o New Marketing Labs, que ouviu mil professores dos Estados Unidos. A pesquisa, publicada pelo grupo Pearson, está sendo divulgada pela Universia Brasil, rede ibero-americana de educação.
    Terra

  • Jornalista britânico defende aprendizado compartilhado
    O escritor e jornalista britânico Dougald Hine participou nesta terça-feira do Think Infinitive with Google 2012, em São Paulo, onde falou sobre a necessidade de se reinventar as formas de aprendizagem em uma sociedade que convive cada vez mais com as novas tecnologias. Segundo ele os sistemas educacionais atuais estão se aproximando do seu "Momento Napster", ou seja, a hora de compartilhar o conhecimento.
    Terra

  • Novos rumos da educação a distância
    Com um número de matrículas cada vez maior, essa modalidade de ensino requer o aumento da interatividade entre professores e alunos, além de oficinas de capacitação para facilitar o acesso às tecnologias disponíveis.
    Ciência Hoje
  • Maioria dos brasileiros nunca ouviu falar em e-books, diz pesquisa
    Dos 30% que já ouviram falar em e-books, 82% nunca leram um livro eletrônico. Foram ouvidas 5 mil pessoas.
    IDG Now

  • Nos EUA, 80% dos professores usam mídias sociais e metade deles leva recurso para sala de aula
    Docentes das áreas de Ciências Humanas e Sociais são mais adeptos às novas tecnologias
    Mais de 80% dos professores estão nas mídias sociais e metade deles usa esses recursos em sala de aula. A constatação faz parte de um levantamento realizado pelo Grupo de Pesquisa Babson em colaboração com o New Marketing Labs.
    Olhar Digital

  • Seleção de acervos virtuais
    Conheça sites que permitem visualizar reproduções de obras de arte e que oferecem informações confiáveis sobre artistas brasileiros e estrangeiros
    Nova Escola