quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A falta que o bom senso faz...

A cada dia estou mais convencido de que sem discernimento este mundo nos engole! A quantidade de absurdos supera qualquer expectativa; as contradições são cada vez mais gritantes; a falta de rumo parece ser normal e corriqueiro.

Como meros consumidores de informação, nos deparamos com centenas de notícias a cada segundo! Precisamos saber separar o que é importante do que é inútil. Ainda como consumidores nos deparamos com notícias contraditórias e ficamos sem saber o que pensar...

É o que tenho visto na questão da tecnologia. Recentemente vimos que "Tecnologia é desculpa mais utilizada por quem não faz lição de casa" (Olhar Digital). Nada mais natural! Para uma geração que não imagina a possibilidade de viver sem tecnologia, ela é também a desculpa. Outra matéria nos alertava que "Estudo vincula uso de redes sociais a desempenho acadêmico inferior" (O Estado de São Paulo) mostrando que o fato de estar permanentemente conectado é prejudicial aos estudos. Não é lógico e óbvio?

Ah! A falta que o bom senso faz... Bom senso de saber evitar exageros de qualquer lado. Não usar tecnologia de uma lado, usá-la desmesuradamente de outro. Não perceber que o mundo mudou de uma lado, querer tudo totalmente novo, desprezando o antigo, de outro.

Tecnologia facilitou a preguiça do aluno, que agora cola trabalhos da internet? "CTRL C + CTRL V: trabalhos escolares "analíticos" dificultam cópias da internet, dizem docentes" (Uol). O mundo mudou. O professor tem que mudar, seu papel é outro. A escola tem que mudar.

Não é a primeira vez que comento sobre tecnologia no ensino. Quer se lembrar? Veja "Afinal, informática ajuda ou atrapalha o ensino?", por exemplo.

E vamos lutar por bom senso!

Outros artigos nesta linha:
Sua escola está pronta para o século XXI?
O Professor e as TICs
Educação e TICs