terça-feira, 25 de maio de 2010

Pai indeciso. Escola perdida.

Muito tem se falado da relação pai-filho-escola. Agora temos uma pesquisa para lançar um pouco de luz na questão. O portal iG publica: "Pais assumem influência sobre desempenho dos filhos".

Como o título indica, os familiares reconhecem ser a maior influência dos filhos no ensino de valores. No entanto, esquizofrenicamente, esses pais acreditam que é papel da escola ensinar valores.

Não vi os dados da pesquisa e falo por conta da matéria publicada. E neste prisma parece-me claro que os pais sabem de sua responsabilidade mas, por insegurança e por falta de tempo, relegam a tarefa para a escola. Só que a escola não recebeu a procuração!

A escola tem um currículo cada vez maior a cumprir. A escola mal consegue manter a disciplina, quando mantem. A escola culpa as dificuldades para não se responsabilizar pelo assunto...

Acho que está na hora de rever a posição. Ambos, pai e escola, têm grande responsabilidade na formação integral da criança / do adolescente.

O pai não pode deixar para a escola tarefa que lhe compete. Mas a escola deve trabalhar na formação integral do ser humano.

Logo, é essencial o resgate do diálogo família-escola. A criança é única e a linguagem deve ser única!

Senhores pais: procurem uma escola cujos valores transmitidos sejam aqueles em que vocês acreditam. Seus filhos agradecem.

Escolas: deixem claro aos pais no que acreditam, como trabalham, quais os limites. Seus alunos agradecem.