sábado, 1 de maio de 2010

Educação e TICs

Notícia no iG dá como subtítulo: "Países estão à frente do Brasil quando o assunto é Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação". e não estava falando de países europeus, mas do Chile e do Uruguai.

Ainda temos muito que aprender quando falamos de Educação. Diz a matéria: "Enquanto o País ainda não definiu uma política integrada de validação e aplicação de padrões de práticas pedagógicas envolvendo tecnologia, os chilenos já criaram um método que avalia o impacto do uso dessas tecnologias pelo programa Enlaces e os uruguaios implementaram o Plano Ceibal, que distribuiu computador a quase 100% dos estudantes e professores do primário (ensino fundamental) de escolas públicas."

Ainda estamos iniciando o projeto UCA (Um Computador por Aluno, ou OLPC em inglês). Até se entende, pelas dimensões de nosso país. Mas precisaríamos ser mais ágeis na definição política e menos volúveis na sua aplicação. Ou estaremos sempre correndo para tirar o atraso.

Em Alice no país dos espelhos,Lewis Carrol diz que "É preciso correr muito para ficar no mesmo lugar. Se você quer chegar a outro lugar, corra duas vezes mais." Vamos correr mais?